Não existe um país que tenha mais criaturas horrendas do que a Austrália. Em outros posts vocês puderam ver alguns dos animais perturbadores que habitam esse país, como aquela aranha gigante que come pássaros.

Mas todos aqueles eram coelhinhos quando comparados aos animais listados nesse post, que prometem ser 6 bons motivos para que você adie aquela viagem para Austrália que você vem planejando faz 5 anos.

linha

1- Aranha de Costas Vermelhas (Latrodectus hasselti)

aranha1

- É a aranha mais letal da Austrália, e uma das mais perigosas por aí.

- Ela é da mesma família da Viúva-Negra e apresenta o mesmo canibalismo sexual: ela come o macho enquanto cruza. Eu ia fazer uma piada mas prefiro ficar quieto.

aranha5

O macho coitado não tem chance, parece uma formiga.

aranha2

- Como todos animais bizarros ela tem um sinal bem distinto que significa “Fique longe!”: uma linha vermelha nas costas.

- Ela é idêntica à aranha radioativa que mordeu Peter Parker. A única diferença é que no filme ela é azul ao invés de preta.

aranha4

Aranha radioativa do filme “Homem-Aranha”

Curiosidade

Apesar de botar medo, essa aranha estranhamente não inocula o veneno em todas as suas vítimas. É sabido na Austrália que uma porção significativa das vítimas não é envenenada e tampouco apresenta qualquer sintoma de doença. Normalmente quem mais sofre com o veneno são crianças e idosos.

aranha3

A bichinha grávida e cuidando da ninhada.

Mas isso não é suficiente para que os australianos não fiquem com medo desse aracnídeo: o antídoto para o veneno da Aranha de Costas Vermelhas é vendido comercialmente e não apenas usados em hospitais. Imagina a cena: “Querido, traz leite, manteiga, pão… e antídoto por favor”.


2- Vespa-do-mar (Chinorex fleckeri)

vespa1

- É o ser vivo mais venenoso do mundo. Bem-vindo à Austrália.

- O corpo é do tamanho de uma bola de basquete, mas os tentáculos medem até 5m.

vespa5

Vítima que sobreviveu. Semana 1.

vespa3

Semana 2.

vespa4

Semana 3. Ficou uma marquinha.

- O veneno mata uma pessoa em 2 minutos, sendo que uma única água-viva dessa carrega veneno suficiente para matar 60 homens.

- Ao menor toque do tentáculo com a pele o veneno já entra na circulação. E pode cronometrar: 2 minutos.

vespa2

Curiosidade

Você achou uma dessas mortas? Com o corpo separado dos tentáculos? Não tem problema, o efeito do veneno não muda: você ainda morre a menos que ela esteja morta a mais de 1 dia. Ela provoca um colapso generalizado: respiração se descontrola, o sistema linfático cessa, a pessoa desmaia e o coração começa a bombear intensamente até que, anestesiado, pára também de funcionar.

vespa6

Todos recomendam a respiração artificial e massagem cardíaca como ítens de primeiros socorros e a aplicação imediata de vinagre no local do ataque para parar a injeção local de toxinas. Ou seja, vai passar as férias nas praias da Austrália? Leve filtro solar e vinagre.

Vídeo apresentado pelo falecido Steve Irwin. English is required.


3- Peixe-Serra (Pristis pectinata)

peixeserra1

- Ele é parente das arraias, tem a aparência de tubarão e uma cabeça com uma serra. Só mais um típico animal australiano.

- Essa serra na boca do peixe é usada para detectar movimentos e até ritmos cardíacos de suas presas que se enterram no fundo do oceano.

peixeserra2

Não parece que ele está feliz em aterrorizar toda a vida marítma?

peixeserra3

- Os “dentes” que nascem no bico do Peixe-Serra são na verdade dentículos: basicamente dentes mais fortes, sensíveis e afiados.

- Eles usam a sua serra para atacar violentamente sua presa, para aí sim devorá-la. Foi observado também que se protegem de tubarões usando sua arma natural.

peixeserra4

Curiosidade

Como se não bastasse que os animais da Austrália fossem extremamente estranhos, os moradores também são. Não é que dois assaltantes usaram uma arma muito diferente para assaltar uma casa: o bico do Peixe-Serra.

peixeserra5

A vítima desse assalto inusitado teve ferimentos nas costas, nos braços e nas mãos. Mas o mais engraçado é que a vítima retirou a queixa e a polícia cancelou as investigações, será que foi vergonha de mostrar algum lugar diferente ferido pela serra do peixe? A notícia você confere aqui.

O impressionante bote do Peixe-Serra.

4- Demônio da Tasmânia (Sarcophilus harrisii)

demonio1

- Ele é o maior marsupial carnívoro existente hoje em dia, e é extremamente forte pro seu porte. E para quem não sabe, a Ilha da Tasmânia é um estado da Austrália.

- Suas orelhas ficam vermelhas quando ele fica irritado devido ao grande fluxo sanguíneo. É um bom sinal pra cair fora.

demonio2
demonio3

Ei Tas, acho que ele não gostou da sua piada, isso não é uma risada…

- Ele é o animal que tem a mordida mais forte do mundo quando comparada ao tamanho do seu corpo. Destrói ossos com facilidade.

- O Demônio fica muito agressivo quando o assunto é comida: é comum ver alguns sem pêlos devido as batalhas.

demonio4

Única maneira de pegar um no colo: muito sedativo.

Curiosidade

É possível achar o Demônio da Tasmânia cuti-cuti até que ele abra a boca. Isso porque ele se comunica com outros demônios a gritos. Sim, quando ele tá com fome, ele grita. Quando ele quer uma parceira, ele grita. Quando ele tá nervoso, ele grita.

demonio5

Sim, e não é qualquer grito não. O grito que o Demônio da Tasmânia solta é horrendo, parece uma criança-zumbi sofrendo por falta de cérebros para comer. Esse grito, há muito tempo atrás, assustava os moradores da Ilha porque eles pensavam que era o próprio demônio na porta da sua casa. Daí o nome.


Vale a pena ver o vídeo! Esses bichinhos são demais!


5- Polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa)

polvo1

- Depois da Vespa-do-mar, é o animal mais venenoso dos mares. Vamos dar um pulo no mar da Austrália?

- Como os outros também, ele tem um sinal de perigo. Quando é provocado os anéis da sua pele ficam azuis: o que significa que ele teve uma péssima mudança de humor.

polvo2

“Mãe, mãe olha o polvo bonito que encontr………..”

polvo3

- Além de ser letal, ele é do tamanho de uma bola de golfe, o que dificulta sua idêntificação.

- Depois do contato com tal polvo, um humano morre depois de 30 minutos se não obtiver cuidados médicos.

polvo4

Curiosidade

A mordida em si não é muito dolorida, mas em poucos minutos a pessoa sente náuseas e começa a ficar com a visão embaçada até tudo à sua volta escurecer por completo. Depois, vem a perda do sentido do tato e a impossibilidade de falar ou engolir.

polvo5

Em aproximadamente meia hora, a toxina produzida pelo polvo pode deixar a vítima paralisada e matá-la por asfixia. A única possibilidade de salvação é cuidado médico intensivo até que o veneno seja excretado pela urina. O veneno do Polvo-de-anéis-azuis não tem antídoto.


English is required.

6- Peixe-Pedra (Synanceia verrucosa)

peixepedra1

- É o peixe mais venenoso do mundo, outra maravilha do turismo na Austrália.

- Ele é parecido com uma pedra, e muito dificil de se distinguir no meio dos corais, exceto pela nadadeira dorsal que carrega 13 espinhos com veneno mortal.

peixepedra2

Ele podia pelo menos ser de uma cor brilhante.

peixepedra3

- Na Austrália há avisos pedindo para que as pessoas usem tênis de solas grossas ao passear perto dos corais.

- O veneno pode matar uma pessoa em até 2 horas, ou mais rápido dependendo do quanto você desobedeceu o aviso: o espinho do peixe perfura qualquer tênis de sola fina ou média.

peixepedra4

Curiosidade

A única coisa que você pode fazer quando entrar em contato com o veneno, é obter ajuda médica imediatamente e ficar rezando lutando pela sua vida por no mínimo 12 horas, pois é a quantidade de tempo que o veneno costuma demorar para sair do organismo.

peixepedra5

Veja como é fácil identificar um Peixe-Pedra.

As 12 horas, não é apenas ficar na cama tomando sorvete, assistindo Simpsons e bolinando a enfermeira. São 12 horas de dor violenta e cansaço muscular. Se demorar para procurar ajuda, essa dor pode durar dias.



Veja também Os 6 animais de estimação mais caros do mundo.